Conheça o jardim da infância
mais atraente do mundo, em Tóquio, projetado pelo arquiteto Takaharu Tezuka.
Nesta encantadora palestra, (vídeo abaixo) passeamos com ele por um projeto que realmente
permite que as crianças sejam crianças.
Vídeo: TED – Ideas Worth
Spreading
Tradução: Cláudia
Boal. Revisão: Nadja Nathan do 247
Takaharu Tezuka e sua esposa Yui
gostam de se definir bioarquitetos. Juntos, eles criam espaços pessoais
imaginativos e versáteis. São escolas em meio a árvores, parques recreativos
feitos com madeiras entrelaçadas, hospitais alegres cheios de zonas com muita
luz e espaços abertos. O jardim da infância e outros projetos do casal
apresentados no vídeo são exemplos claros de uma arquitetura que se preocupa
sobretudo com a arte de viver bem.
Tradução integral da palestra de
Takaharu Tezuka no TED/Quioto, Japão:
Este é um jardim da infância que
projetamos em 2007. Projetamos este jardim da infância para ser um
círculo. É um tipo de circulação infinita em cima do telhado. Se você
tem filhos, sabe que as crianças adoram se mover em círculos. O
telhado é assim.
Por que fizemos este
projeto? O diretor deste jardim da infância disse: "Não, eu não
quero um guarda-corpo." Eu disse: "Isso é
impossível!" Mas ele insistiu: "E se colocarmos uma rede na
beirada do telhado de modo que segure as crianças que caírem?" Eu
disse: "É impossível." E, de fato, as autoridades
disseram: "Você tem que colocar um guarda-corpo." Mas podíamos
usar esta ideia ao redor das árvores. Três árvores atravessam o
telhado. E tivemos permissão para chamar esta rede de
guarda-corpo. Claro que redes têm a ver com crianças. Elas se jogam
nas redes. E mais crianças se jogam, e mais, mais. Às
vezes, são 40 crianças ao redor de uma árvore. O menino no galho está
comendo a árvore de tanto que a adora. Quando há algum evento, elas
se sentam na beirada. É muito bonito visto de baixo! Macacos no
zoológico. Hora de comer!
Fizemos o telhado o mais baixo
possível, pois queríamos ver as crianças em cima dele e não apenas
embaixo. Se o telhado é muito alto, vemos apenas o teto. Este é o
local de lavar as pernas. Há muitos tipos de torneiras. As que têm canos
flexíveis, caso alguém queira jogar água nos amigos, a ducha e a
da frente, que é normal. Mas, se vocês olharem bem, o menino não está
lavando as botas, ele está enchendo-as de água. Este jardim da infância é
totalmente aberto, na maior parte do ano. Não há divisão entre o interior
e o exterior. Isto significa, basicamente, que esta edificação é um
telhado. Também não existe separação entre as salas de
aula. Portanto, não há proteção acústica alguma. Quando se coloca
muitas crianças em uma caixa silenciosa, algumas delas ficam realmente
nervosas. Mas neste jardim da infância, não há motivo para ficarem
nervosas. Não existem divisões.
O diretor diz que se o menino
no canto não quer ficar na sala, deixamos que saia. Ele acabará
voltando, pois o projeto é circular, dá a volta. A questão é que, em
momentos como este, as crianças geralmente tentam se esconder em algum
lugar. Aqui, elas apenas saem e voltam. É um processo
natural. E, em segundo lugar, consideramos o barulho muito
importante. Vocês sabem que as crianças dormem melhor com
barulho. Elas não dormem em ambientes silenciosos. Neste jardim da
infância, as crianças demonstram uma concentração surpreendente na sala de
aula. Vocês sabem que a nossa espécie se desenvolveu em selvas
barulhentas. Elas precisam de barulho. E vocês sabem que conseguem
conversar com os amigos em um bar barulhento. Não é preciso ficar em
silêncio.
Vocês sabem que,
ultimamente, tentamos manter tudo sob controle. É completamente
aberta.
Vocês devem saber que podemos
esquiar a 20 graus negativos no inverno. No verão, vamos nadar. A
areia chega a 50 graus. Além disso, vocês devem saber que são à prova
d'água. Vocês nunca derretem na chuva. Portanto, crianças devem ficar do
lado de fora. É assim que devemos tratá-las. É assim que elas dividem
as salas de aula. Elas deveriam ajudar os professores. Não
ajudam. Eu não o coloquei ali dentro. Uma sala de aula. E uma
pia. Elas conversam umas com as outras em volta da pia. E sempre
existem árvores dentro da sala de aula. Um macaco tentando pescar outro
macaco do alto. Macacos.
Takaharu Tezuka e sua esposa
Cada sala de aula tem, pelo menos,
uma claraboia. E é por ali que o Papai Noel entra na época do
Natal. Esta é uma construção anexa, próxima ao prédio oval do jardim
da infância. A construção tem apenas cinco metros de altura e sete
andares. E, claro, a altura do teto é bem baixa. Devemos prestar
atenção à segurança. Então, colocamos nossos filhos, filha e
filho. Eles tentaram entrar. Ele bateu a cabeça. Mas ficou bem.
A cabeça dele é bem dura. Ele é resiliente. É meu filho. Ele está vendo se
é seguro saltar. Depois, colocamos outras crianças.
O congestionamento é terrível em
Tóquio, como sabem. O motorista da frente precisa aprender a
dirigir. Hoje em dia, as crianças precisam de uma pequena dose de
perigo. E, neste tipo de situação, elas aprendem a ajudar umas às outras. A
sociedade é assim. Estamos perdendo esta oportunidade hoje em dia. Este
desenho mostra o deslocamento de um menino das 9:10 às 9:30. A
circunferência do prédio é de 183 metros. Portanto, não é nada
pequena. Este menino percorreu 6 mil metros durante a manhã. Mas a
surpresa ainda está por vir. As crianças, neste jardim da infância,
percorrem 4 mil metros em média. Estas crianças têm as maiores habilidades
atléticas dentre os muitos jardins da infância. O diretor
diz: "Elas não são treinadas. Nós as deixamos soltas no
telhado. Assim como ovelhas." Elas correm o tempo todo. O que
quero dizer é: não as controle, não as proteja demais, elas precisam
cair de vez em quando. Elas precisam se machucar um pouco. Isto faz
com que aprendam a viver neste mundo. Penso que a arquitetura é capaz
de mudar o mundo, e a vida das pessoas. Esta é uma das tentativas de
mudar as vidas das crianças. Muito obrigado.
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