Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Prouni abre hoje inscrições para mais de 144 mil bolsas

O MEC (Ministério da Educação) abre nesta quinta-feira as inscrições para bolsas de estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos). Para o primeiro semestre deste ano serão oferecidas 144.639 bolsas --99.223 integrais e as demais parciais (50% da mensalidade).
As inscrições para o programa ocorrem até o próximo dia 21 exclusivamente pelo site do Prouni. A primeira divulgação dos resultados será no dia 24 de janeiro e a segunda, no dia 8 de fevereiro.
Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.
No site do MEC, é possível fazer a consulta por curso, instituição e cidade.
Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para acessar as vagas do ProUni. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
Após a divulgação dos resultados os candidatos pré-selecionados terão um prazo para comparecer à instituição de ensino com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.
O estudante que conseguir bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.
No entanto, caso o candidato seja selecionado no Sisu (Sistema de Seleção Unifica) e no ProUni, ele deverá optar por uma das vagas. Isso porque é vetado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
De acordo com dados do Ministério da Educação, o ProUni já atendeu a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsas integrais. Fonte: FSP
 

Você poderá gostar também de: