Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

sábado, 19 de outubro de 2013

VINÍCIUS DE MORAES: Vida e obra

"Meu tempo é quando"
Poética - Nova Iorque - 1966
Com este site, a vida e a obra de Vinícius de Moraes ganha um novo ponto de encontro entre o poeta e os seus fãs, seus leitores e demais pesquisadores de seus trabalhos. Aqui, os diversos públicos que se interessam pela sua intensa – e extensa – trajetória, encontrarão de forma renovada as informações necessárias de sua busca. Ao mesmo tempo, conhecerá um pouco mais dessa trajetória múltipla, rica e fundamental do poeta, letrista, crítico, dramaturgo, roteirista, diplomata, pai, marido, amigo e visionário Vinícius de Moraes.

Nosso prazer é apresentar a todos, com quantidade e qualidade, informações oficiais sobre as faces e ângulos dos muitos Vinícius que cruzaram o século XX do Brasil. Apresentar, portanto, a vida e a obra de um artista pleno, que deixou sua marca indelével em cada um de seus parceiros e em cada um de seu público. Em cada verso lido ou cantado, em cada poesia ou canção que trazem a assinatura de Vinícius, há uma promessa de felicidade para todos. Que este site possa ser a continuidade dessa promessa. Bem vindos.
 
1913 - Nasce no dia 19 de outubro, na Rua Lopes Quintas nº114, no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Com o nome de batismo Marcus Vinitius da Cruz de Melo Moraes (apenas aos nove anos registra o Vinicius de Moraes), é filho de Lydia Cruz de Moraes e de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes.
1922 - No ano da Semana de Arte Moderna em São Paulo, do Centenário da Independência comemorado no Rio de Janeiro e do levante dos 18 do Forte de Copacabana, Vinicius já escreve os primeiros versos e poemas no colégio.
1929 - Torna-se Bacharel em Letras pelo Colégio Santo Inácio.                                
1930 - Com apenas 17 anos e seguindo o caminho natural de muitos jovens que aspiravam as letras, entra na Faculdade de Direito da Rua do Catete, no Rio de Janeiro. Lá, conhece um grupo de intelectuais que marcaria definitivamente sua vida. No Caju, o Centro Acadêmico de Estudos Jurídicos e Sociais, Vinicius convive com mestres como Otávio de Faria e San Thiago Dantas, além de companheiros como Américo Lacombe, Hélio Viana, Plinio Doyle, Chermont de Miranda e Antonio Galloti.
1933 - Forma-se em Direito e termina o curso no CPOR.
 
Veja MAIS sobre a vida e obra do poeta AQUI>>>

Livros de poesia

Vinicius ocupa um lugar singular na história da poesia brasileira. Um dos principais nomes da geração que surge na década de 1930, período logo posterior ao movimento modernista, sua poesia de escrita límpida e de linguagem fluida arrebatou em pouco tempo seus contemporâneos.

Com o passar das décadas, Vinicius permaneceu como um dos principais poetas do Brasil, publicando com frequência até a década de 1950, quando sua produção fica mais esparsa. É nesse período que ele desloca sua poesia de prosódia perfeita e subjetividade intensa para a letra de música popular, articulando de forma inédita e definitiva a alta qualidade poética de seus versos à renovação da produção musical brasileira do seu tempo.
 
FOTOS - LIVROS - DOCUMENTOS - DISCOS - CANÇÕES - PARCEIROS - POESIAS
 
ACESSE O SITE OFICIAL AQUI>>>

Você poderá gostar também de: