Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Assista antes que seja removido! Máquinas de Felicidade: Episódio 1 do documentário O Século do EU

"Esta série é sobre como os detentores do poder usaram as teorias de Freud para manipular as massas." IMPERDÍVEL!!
O Século do Eu (The Century of the Self - BBC) é um fabuloso documentário de Adam Curtis em 4 episódios que aborda a forma como as teorias de Sigmund Freud, foram usadas por sua filha Anna Freud, e por seu sobrinho Edward Bernays, para controlar e manipular as massas, a serviço de governos e corporações.
Baseando-se nos conhecimentos de psicanálise de seu tio, Edward Bernays (o inventor da profissão de Relações Públicas) desenvolveu ao longo do século passado, as mais variadas técnicas de manipulação de massas, desde convencer as mulheres a fumarem, associando o ato à emancipação feminina, ou, usar o inconsciente humano apelando à sua irracionalidade para desenvolver a sociedade de consumo em que vivemos atualmente.
O Século do Eu é um documentário essencial para quem pretende entender como as nossas vidas são afetadas pela propaganda e como os governos e empresas usam estas técnicas para conseguir os seus objetivos, quer sejam políticos ou comerciais.
Edward Bernays, sobrinho de Freud, é o destaque do documentário, justamente por ser a figura central da aplicação da psicanálise para questões de relações públicas. As diferentes formas de controlar o inconsciente dos indivíduos serviram plenamente ao consumismo e à justificação para guerras. Não deixe de assistir.
Um manual de sobrevivência!
Assista o primeiro episódio abaixo, ou  AQUI.

Você poderá gostar também de: