Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sonhar pra quê? Homenagem aos Professor@s

A ideologia fatalista, imobilizante, que anima o discurso neoliberal, anda solta no mundo. Com ares de pós-modernidade, insiste em convencer-nos de que nada podemos contra a realidade social. Que a realidade, de histórica e cultural passa a ser ou virar "quase natural". Frases como: "a realidade é assim mesmo, o que podemos fazer?" (...) expressam bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora. (FREIRE, 1996, pp.21-22)
 
Precisamos nós professores, principalmente, aprender e ensinar que a despeito das campanhas que insistem em mostrar a realidade como inexoravelmente ruim, somos capazes de grandes realizações!
Não se muda nada sem sonhos e não se constrói sonhos com pessimismo, com derrotismo!
Ver as carências, necessidades e injustiças da realidade é fundamental para transformá-las, contudo, não devemos dar à elas uma dimensão demasiada que nos imobilize e nos 'des-amine'!
Sonhemos com um mundo melhor lembrando que os caminhos para as realizações passam inevitavelmente pelo conhecimento. Se aprender é preciso, ensinar é fundamental!
 
Feliz dia dos professores!

Você poderá gostar também de: