Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Educação sexual: conteúdos básicos em vídeoaulas

 
O Instituto Kaplan disponibilizou algumas aulas online com conteúdos básicos em educação sexual em nosso VIMEO, confira nos links abaixo!
 
 
____________ #_____________

Sexo e sexualidade são a mesma coisa? Nessa aula você entenderá a diferença que nossa cultura estabeleceu entre a nossa capacidade de se reproduzir e fazer sexo e nosso potencial de relacionamento e afetividade que a sexualidade estabelece. Entenda um pouco da história da sexualidade e a importância de trabalhar este tema com os adolescentes.

Puberdade e adolescência não são sinônimos também. As mudanças da puberdade acontecem na adolescência de diferentes modos para meninos e meninas, com os marcos da menstruação e da espermatogênese. Compreendendo essas mudanças na voz, no corpo, no jeito de sentir e olhar o mundo, fica mais fácil trabalhar temas em educação sexual com os grupos de adolescentes.
 
A adolescência é uma etapa na vida das pessoas que envolve não só as mudanças físicas, mas os aspectos sociais, cognitivos e psicoemocionais. Cada adolescente vai vivenciar sua adolescência num ritmo de acordo com sua capacidade de articular essas esferas. A partir dessa visão positiva da adolescência, o trabalho com os grupos é mais fluido e contribui para a formação de cada um, especialmente quando o tema é responsabilidade sexual e prevenção.
 
Compreenda como se dá o desenvolvimento afetivo-sexual nessa fase e especialmente como os tipos de envolvimento afetivo como o ficar e o namoro fazem parte de um processo também.
 
Aula 5 - Vulnerabilidade e Prevenção
Um dos pilares da metodologia do Instituto Kaplan, a vulnerabilidade é um conceito que facilita a compreensão de como fazer um trabalho integral com o adolescente quando a temática é educação sexual e prevenção. Nessa perspectiva envolvemos as três esferas (individual, social e programática) que podem ou não contribuir para que o adolescente assuma uma conduta vulnerável frente à infecção de uma DST/Aids ou da gravidez na adolescência.
 
Aula 6 - Educação sexual (Parte 1)
A educação sexual se faz no dia-a-dia, desde o nascimento até a morte. Existem dois tipos: a informal e a formal. Na informal, são os pais e pessoas de referencia do cotidiano da criança e do adolescente que atuam transmitindo seus valores e crenças. Já na educação sexual formal (ou dirigida) atuam os profissionais de saúde e educação, numa temática específica, contribuindo para o pleno desenvolvimento do sujeito e acesso aos seus direitos sexuais e reprodutivos. Nessa aula, entenda a diferença de papéis e como é importante inserir o trabalho de educação sexual no ensino fundamental II.
 
AULA 6 - Educação Sexual (parte 2)
A posição filosófica do Instituto Kaplan na educação sexual dos adolescentes e a importância de promover autonomia, conhecimento para que os alunos tomem decisões responsáveis em sua vida sexual. As etapas de um trabalho em educação sexual: diagnóstico, planejamento, metodologia e monitoramento. A metodologia Quebra Tabu, sua estratégia com jogos educativos e o papel do professor nesse trabalho.

Você poderá gostar também de: