Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

terça-feira, 2 de novembro de 2010

É um vídeo triste, mas merece ser visto!

É triste ver jovens com mentes tão atrofiadas, sem conhecimento algum do que é democracia e do que se passa no mundo.
Infelizmente não podemos esperar muito deles, pois passam o dia falando amenidades e baboseiras em redes "sociais".
Quem irá ensina-los, se os próprios pais só assistem novelas e futebol? Na cabeça destes jovens, eles não devem ter falado nada demais. Afinal, é isso que devem ouvir desde criança entre familiares e amigos, que se orientam pela mídia preconceituosa, rasteira e manipuladora no trato da informação.
Além do mais, temos também, isso! 
E principalmente, isso!
Ou começamos a discutir esse preconceito com seriedade, tentando combatê-lo com leis claras, educação e cultura ou corremos o risco de mesmo avançando em aspectos econômicos,  retroceder do ponto de vista de outras conquistas democráticas. Leia mais no Blog do Rovai. Acesse aqui!
           

Professor VIRTUAL de Adm. Pública: Comunicação organizacional: Análise semântica dos ...

Professor VIRTUAL de Adm. Pública: Comunicação organizacional: Análise semântica dos ...: "Enviado por luisnassif, ter, 02/11/2010 - 08:43 Por Marco Aurélio Barroso Incidências Semânticas nos títulos de O Globo O resultad..."

Voto dos nordestinos e preconceito da elite.

Desafio maior da educação superior: promover o desenvolvimento de potencialidades humanas para além das especialidades profissionais.

Lamentavelmente, esta realidade não pode nem deve ser negada! Preconceito, racismo, intolerância e radicalismo  e discriminação fazem parte da vida política e social no Brasil.

Duas coisas no entanto, são ainda mais lamentáveis: Uma, o fato dos veículos de comunicação tradicionais no Brasil,  que não "fazem cerimônia" ao abrir mão do seu papel educativo (pela divulgação de informações jornalísticas justas, equilibradas e factuais) para se tornarem instrumentos de alienação e proclamação de ódio (atalho para distorções de caráter como o racismo e preconceitos);

Outra, a falta de senso crítico de muitos jovens, principalmente aqueles que reunem todas as condições favoráveis para uma formação plena (jovens que frequentam cursos superior como é o caso da estudante de direito que desencadeou a polêmica - imagem acima) optam por uma limitada existência,  cultuando o individualismo, o imediatismo, se "elegendo" o centro do mundo, passando anos "estudando" em nível "superior" e saindo dele humanamente inferior. E engana-se que pensa que este seja um caso isolado!


Por Altamiro Borges

A elite brasileira realmente é asquerosa. Ela esbanja preconceitos - de gênero, étnico e, principalmente, de classe. Uma camada que "se acha" pertencente à elite burguesa - a classe "mérdia", que come mortadela, mas arrota caviar - ainda esbanja burrice. Parece que nem sabe fazer conta de somar. É preguiçosa e tacanha.

A partir do histórico resultado das eleições de domingo, alguns fascistas recalcados passaram a usar a internet para atacar o "voto dos nordestinos". Através das redes sociais, em especial do twitter, os frustrados com a derrota do candidato da elite, o demotucano José Serra, eles destilam ódio de classe e pregam o separatismo.

"Mate um nordestino afogado"

Para os novos fascistinhas, a vitória de Dilma Rousseff foi "culpa dos nordestinos". O ataque é tão violento que resultou na criação da hashtag #nordestisto, que ganhou os Trending Topics do Twitter e ficou no topo da lista de assuntos mais comentados durante toda a manhã desta segunda-feira.

A expressão “nordestisto” parece ter origem na mensagem de um internauta paulista, que pregou a violência contra os nordestinos que migraram para São Paulo. Ele rosnou: “Nordestisto não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!“.

O covarde agora é "inexistente"

Diante do risco da abertura de um processo criminal por preconceito, a conta do covarde foi apagada e agora aparece como “inexistente” no Twitter. Perfis do mesmo usuário em outras redes sociais também foram bloqueados para acessos de pessoas que não fizessem parte de sua rede direta de "amigos".

Sua mensagem, porém, estimulou os piores instintos. Vários tweets com a hashtag #nordestisto reforçaram o ódio. Um deles esbravejou: "Só nordestinos fdp pra vota na Dilma! Nordestino num serve pra nada de util. Vem pra SP enche o saco e vota na merDilma". Outro rosnou: "Nodestisto. Porque nao criam um país próprio pra eles? Assim poderão eleger o bandido que quiserem".

Fascistas não sabem contar

A baixaria fascista gerou rápida resposta na internet. Muitos nordestinos reagiram indignados. "O Brasil nasceu aqui e tenho orgulho de ser nordestina", afirmou uma internauta. Outro lamentou: "Cada gota de ódio destilada na tag #nordestisto só faz aumentar o orgulho de ser o que sou. Tenho pena de vocês". A reação não se deu apenas no Nordeste. Paulistas civilizados também rechaçaram o ódio racista.

Rápida leitura no mapa da pleito prova que os fascistinhas, além de preconceituosos, são burrros. Dilma Rousseff não ganhou apenas por causa dos votos do Nordeste. Os nordestinos apenas aumentaram a vantagem que a futura presidente obteve no resto do País. Considerando o Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, ela somou 1.873.507 votos a mais do que o tucano José Serra. Dilma venceria sem os votos do Nordeste.

Mesmo no Sudeste, que a elite racista pensa ser dona, a petista teve 1.630.614 de votos a mais do que o demotucano. Embora Serra tenha obtido 1.846.036 de votos a mais em São Paulo, ele perdeu no segundo e no terceiro maiores colégios eleitorais do país, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente com saldo negativo de 1.797.831 e 1.710.186.

Você poderá gostar também de: