Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Documentário: Nós que aqui estamos por vós esperamos

Documentário desenvolvido em 1998 por Marcelo Masagão.
Com título inspirado na frase do letreiro de um cemitério brasileiro, o documentário tem como mensagem central a inevitável morte, e nos convida a refletir sobre nossos feitos durante a vida. Masagão trata disso em quase uma hora de retratos, cenas e imagens, envolvendo homens e mulheres comuns quanto ilustres, que fizeram história durante o século XX e resume sua obra com a seguinte frase: “ O historiador é o rei. Freud, a rainha. Pequenas histórias. Grandes personagens do breve século XX.” 
O documentário não segue uma ordem cronológica de acontecimentos, nem possui atores ou narrador. O diretor quis seguir um roteiro por grupos de importância, apresentando frases de impacto com imagens igualmente impactantes. Aliás, esta é a palavra que define o documentário: IMPACTANTE. Vale conferir!

Relembrando 1929: O ano da quebra da bolsa de Nova Iorque - DOCUMENTÁRIO COMPLETO

Com o fim da 1ª Guerra Mundial, os EUA estavam ricos. As fábricas americanas produziam mais que o triplo de automóveis fabricados por todo o mundo.
Vivia-se uma época de euforia econômica; o que fez essa década ficar conhecida como "loucos anos 20"- era uma farra capitalista.
Havia muito investimento nas bolsas de valores, pois as ações subiam e subiam.
O capitalismo seguia sem influencia do Estado. Era o modelo de Adam Smith- Liberalismo Econômico.
Sem controle e com os empresário pensando só em lucros, a produção superou a capacidade de consumo da sociedade americana.
O documentário, lançado em 2008, combina raros arquivos das décadas de 20 e 30 com clássicos musicais do período para contar a história da turbulenta economia americana durante estes anos. Passa-se no ano e local onde tudo começou - e deixa os paralelos dos dias de hoje falarem por si mesmos.
 
Parte 1

Parte 2
 

A Fábula das Abelhas, de Bernard Mandeville

Mais>>

Você poderá gostar também de: