Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

sexta-feira, 27 de março de 2015

Rainha subterrânea: por dentro da maior caverna do mundo

Leia e baixe em PDF a edição 212 da revista Oásis AQUI
Há poucos anos, no Vietnã central, foi descoberta por acaso uma das entradas da maior caverna do mundo, Hang Son Doong, “a caverna com um rio dentro”. O nome é merecido. Realmente, no interior desse incrível monumento geológico, passa um rio bem caudaloso, de águas limpíssimas que vão formando remansos, corredeiras e cachoeiras as longo dos 5 quilômetros de extensão da cavidade.
Mas a presença de um rio não é a única característica dessa caverna. Ela possui estalactites e estalagmites altíssimas, com mais de 80 metros de altura! Algumas são tão grandes que permitem escaladas até o cimo.
Dentro, nos trechos onde a luz consegue entrar através de aberturas desabadas no teto, a caverna apresenta uma flora e fauna próprias, verdadeiras mini florestas que despertam agora a curiosidade e o interesse de dezenas de biólogos e geólogos. Hang Son Doong é o tema da nossa matéria de capa, e embora os dados da reportagem sejam muito interessantes, são as fotos do interior da caverna que nos deixam pasmos pela sua beleza e imponência.
Assista abaixo, ao vídeo feito a partir de material visual colhido por drones: um método revolucionário de filmagem que nos revela ângulos dos sítios geológicos antes impossíveis de serem apreciados. LEIA MAIS>>>

Você poderá gostar também de: