Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Humanos: Quem somos nós? O nascimento da mente - DOCUMENTÁRIO COMPLETO


Episódio da série: HUMANOS, QUEM SOMOS NÓS? na qual psicólogos, linguistas e ‘caçadores de fósseis’ irão esclarecer aspectos da unicidade genética do ser humano. Série levada ao ar pela TV Escola, analisa de forma profunda, as evidências que levaram cientistas de diferentes áreas do conhecimento (psicólogos, linguistas, geneticistas, arqueólogos, paleontólogos e outros) a concluir o trajeto evolutivo do homem e os aspectos da unicidade genética do ser humano.
Assim, são remontadas as condições mais primitivas: dos primatas que nos originaram, o quê as modificaram, como e porquê tais transformações ocorreram bem como as características fisiológicas, cognitivas e sociais daqueles seres.
Além da remontagem, há entrevistas com estudiosos sobre o tema e simulações computadorizadas a partir dos fósseis encontrados. Enfim, uma viagem no tempo, em busca das nossas origens.  Vale conferir e acessas no link do texto, uma proposta de abordagem nasala de aula, da TV Escola.

A vida examinada: O que é a filosofia? Documentário Completo


A famosa máxima de Sócrates resume a convicção que ele tinha de que levar uma vida de qualidade é a coisa mais importante e que conseguimos isso, principalmente, por meio da indagação.
Mentor e professor de Platão, Sócrates é o “padrinho” da filosofia ocidental e viveu na Grécia entre 470 e 399 a.C. Suas ideias foram preservadas apenas nos escritos de Platão, de modo que, às vezes fica difícil separar o homem Sócrates do personagem criado por seu discípulo, bem como distinguir seus pensamentos dos de Platão.
De qualquer forma, sabe-se que Sócrates chamava constantemente a atenção dos atenienses para a consciência de suas deficiências filosóficas e foi responsável pela criação do método de fazer uma série de perguntas para se chegar a respostas definitivas, que acabou sendo chamado de método socrático.
Assista ao documentário abaixo e acesse os links: 

Os Pensadores: Sócrates - Livro completo

Você poderá gostar também de: