Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

domingo, 7 de agosto de 2011

Filme: O violino vermelho (The Red Violin)

       
Sinopse: Um violino pelo qual as pessoas pagariam qualquer preço. Um instrumento perfeito, que leva um segredo guardado a sete chaves. O Violino Vermelho carrega consigo paixão e obsessão através dos tempos, alterando para sempre a vida de quem o tocar.

Produção canadense (1998) dirigida por François Girard, que é co autor do roteiro, o filme tem um elenco de peso: Samuel L. Jackson (de Pulp Fiction Tempo de Violência, Amor À Queima Roupa e Duro de Matar A Vingança), Greta Scacchi (de Acima de Qualquer Suspeita, O Jogador e Emma), Carlo Cecchi (que contracenou coro Liv Tyler em Beleza Roubada) e Irene Grazioli.

A história começa na Montreal dos dias de hoje, onde um famoso violino será leiloado. O expert Charles Morritz (Jackson) é chamado para fazer as análises para comprovar a autenticidade e tentar desvendar o mistério em torno do instrumento, que praticamente teve sua trilha perdida pela História oficial ao longo de trezentos anos.

A pesquisa pela origem do instrumento remete à Cremona, na península itálica no século 17, quando o mestre artesão Nicolo Bussotti (Cecchi) decide construir um violino para homenagear o nascimento de seu filho. Ele está decidido a fazer o melhor e mais afinado violino do mundo, mas precisa se apressar, pois a gravidez de sua esposa, Ana (Irene), está chegando ao final.
Ele tem certeza que o instrumento fará do filho um grande músico. Porém, seus sonhos terminam com a morte de sua esposa e da criança durante o parto. Ainda assim, Nicolo resolve prestar lhes uma última homenagem, e terminar de envernizar o violino vermelho. Tal deveria ultrapassar as barreiras da história, fazendo os sons entoados serem ouvidos por diversas gerações de músicos.
E assim o instrumento passa por um mosteiro na Áustria no século XVIII, pela Inglaterra do século XIX, pela China durante a Revolução Cultural até chegar finalmente ao Canadá. Música e cultura, política e paixão, história e até intriga nos bastidores do leilão acompanham a aventura do instrumento através dos tempos. A narrativa segue os passos do violino, e os personagens apresentados tem o instrumento e1n suas vidas como ponto em comum.
Ao longo dos tempos, o violino vermelho é enterrado, vendido, saqueado, penhorado e muitas vezes tocado maravilhosamente. Às vezes por jovens promessas, outras vezes por músicos maduros ou ciganos, sempre chama a atenção por sua coloração inusitada. Mas, além da sublime inspiração, uma terrível sina parece acompanhar seus possuidores e Morritz está decidido a desvendar as razões que levaram a isso. O filme conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora. (recomendado por Veneza B.)

Você poderá gostar também de: