1- A Situação de aprendizagem parte da escolha de um dos temas previstos no currículo para cada série e para cada bimestre, portanto, um primeiro passo é, definida a série e o bimestre para qual se destina a aula, adotar o tema previsto para esta série/bim;
2- Note que para cada série e em cada bimestre, estão definidos os temas, subtemas e os conteúdos;
2- Note que para cada série e em cada bimestre, estão definidos os temas, subtemas e os conteúdos;
3- Vincular a SA a um objetivo definido como expectativa de aprendizagem – A FRASE!
Exemplo:

4- Definir:
a. Objetivo (expectativa de aprendizagem isto é: O que espero que os alunos aprendam – uma frase que justifica o que será feito na AS)
b. Tempo previsto
c. Conteúdos
d. Estratégias (os meios – atividades que serão propostas aos alunos para alcançar os objetivos. Ex: debate, pesquisa, exposição, leitura, experiência, construção de tabelas, de gráficos, entrevistas, relatórios e etc).
OBS: Neste item se enquadram as estratégias para apresentar aos alunos o “NOVO”, sejam conceito (s), observações ou procedimentos (fazer). Esta “NOVIDADE” deve ser entendida pelo professor (a) como o ponto alto da sua intervenção. Aqui se faz importante para o professor, o exercício da EMPATIA, ou seja, ser capaz de se colocar no lugar do aluno e considerar o que será preciso fazer para ele aprender a “NOVIDADE”, que é o objetivo da SA;
e. Recursos (materiais que serão utilizados. Ex: caderno do aluno, fotos, revistas, filmes, jornais, textos, livros, equipamentos e etc).
f. Avaliação (de que forma pode-se aferir se o objetivo foi alcançado – lembre-se: “a frase imaginária no canto da lousa”).
OBS: Importante pensar nas justificativas das escolhas das estratégias e dos recursos, ou seja, pensar no “Porquê” tais estratégias e recursos foram escolhidos.
________________________________________________
DOCUMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
· Currículo da disciplina;
· Matriz de expectativas de aprendizagens (AS FRASES) para a série a qual se destina a SA;
· Caderno do Aluno e caderno do Professor para balizar a coerência com a sequência: Lembre-se da complexidade: uma situação de aprendizagem está relacionada a “algo” antes dela e deve se vincular a “algo” depois dela, ou seja: não se pode ignorar o sentido de SEQUÊNCIA entre elas. Portanto, pensar nos saberes prévios necessários (observar, fazer ou conceito – G1, G2 ou G3). Em outras palavras, aferir o que o aluno já deve saber para acompanhar a Situação de aprendizagem proposta. Isso é o que se diz: Partir de onde o aluno está!
· IMPORTANTE: Estes saberes prévios são fundamentais para o sucesso da aprendizagem nova, portanto, identificada a sua ausência ou a fragilidade, eles (os saberes prévios) devem receber tratamento pelo professor (a) a fim de garantir que os alunos aprendam DEPOIS, o que se pretende com a SA NOVA.
DÚVIDAS? Escreva em comentários (abaixo) ou envie Email: adalberto.professor@gmail.com
Professor(a) cursista: confira em seu email, materiais enviados.