Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

sábado, 7 de maio de 2011

Como criar o seu Blog, passo a passo.

Para começar, nada como ir pelo mais simples, mais fácil e mais rápido. Vou tentar ser o mais claro e objetivo possível para ajudar você a participar de nossa blogosfera, como blogueiro – além das várias outras formas de participação, como listeiros, orkuteiros, twitteiros, comentaristas, moderadores de fóruns etc.
O assunto aqui é criar um blog rápido na plataforma do google, aqueles que são blogspot, como o meu.
  1. Vá ao gmail e abra uma conta – se já não a tem, claro.
  2. Vá ao Blogger para criar seu blog. Você vai ver uma página como esta aqui.
  3. Preencha os espaços com sua conta gmail e sua senha e vá logo para a seta que diz “Criar um blog”. Não fique parado nela, clique.
  4. Você será direcionado para a próxima página. Confira se sua conta gmail está correta e preencha o espaço com o nome que você quer que assine as postagens. No meu caso, Antônio Mello. Aceite os termos de uso e clique em continuar.
  5. Nesta nova página você verá logo ao início a informação de que se já tem uma conta do google, acesse-a primeiro, em azul, Faça isto.
  6. Você será direcionado para esta página onde terá apenas que preencher sua senha e clicar em Login.
  7. Surge esta. Você terá agora que escolher um nome para seu blog e também o nome que será preenchido na URL. No meu caso é blogdomello. Você terá que ir tentando até achar um disponível. Cuidado para que não fique um nome tão esdrúxulo que ninguém jamais consiga lembrar-se dele. Repare que há a possibilidade de verificar na hora a disponibilidade do nome. Clique em continuar.
  8. Pronto, agora você só tem que escolher o visual que terá seu blog, entre os que estão à disposição. Selecione-o e clique em continuar.
  9. O seu blog já está criado e você pode começar a postar. Clique em começar a usar a blog. Coloque o título e depois escreva o que quiser e clique em Publicar Postagem.
  10. Vai aparecer uma mensagem dizendo que sua postagem foi publicada. Clique em visualizar blog para ver como ficou.
  11. Taí a sua primeira postagem. O resto você vai aprendendo com o tempo e com mais dicas que vou dar por aqui, sobre configurações, feeds etc. Espero que seja útil.
Com a valiosa ajuda do Melllo.
          

O que são feeds? Aprenda a configurar um leitor de feeds e navegue melhor pela web



Mesmo para quem não quer ter um blog, mas quer se manter atualizado sobre o que se passa na tsunâmica blogosfera, é fundamental ter um leitor de feeds. Não sabe o que é feed? Veja o vídeo a seguir.
          

Existem vários deles, mas o que uso é o Google Reader. Aja assim. Vá ao Google Reader, faça o login com a sua conta gmail (que você já deve ter criado se leu aqui) e você chegará finalmente ao Google Reader.
Na página inicial, repare lá em cima, à esquerda, uma caixa onde está escrito Adicionar inscrição. É aí que você vai encaixar todos os feeds dos blogs e sites que lhe interessem ou vierem a interessar.
Em geral, os feeds nos blogs aparecem numas figuras alaranjadas, onde se lê RSS (o mais comum), mas às vezes também XML. No meu blog, você pode verificar logo abaixo de cada postagem, há um desses alaranjados com o RSS. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Copiar link. Volte então ao seu Google Reader e clique com o botão esquerdo do mouse na opção Adicionar inscrição. Uma caixa vai-se abrir e ali você clica com o botão direito do mouse e opta por Colar. Vai ficar assim. Repare que na caixa apareceu meu feed (http://blogdomello.blogspot.com/atom.xml ). Clique em Adicionar.
Pronto, agora, toda vez que houver uma atualização no meu blog, uma postagem nova, o Google Reader vai lhe informar. Com isso, você não precisa ficar passeando de blog em blog atrás das novidades. Elas vêm até você.
Faça o mesmo procedimento com todos os blogs e sites que você ache interessantes e as informações vão chegar sempre quentinhas diante de seus olhos.
Se você tem interesse por vários assuntos: política, tecnologia, bizarrices, literatura etc., clique em Configurações de feed e crie uma pasta para cada uma dessas opções, utilizando-se da opção Nova Pasta. Cada vez que você adicionar um novo feed, vá a Configurações de feed e assinale a pasta onde ele deve ser arquivado.
Em resumo, é isso. Dúvidas, no comentário. Espero poder ter ajudado.
Não critique apenas a mídia. Seja a mídia.

Você poderá gostar também de: