Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Esclarecimento que vale conhecer ou: Como não ser manipulado.

Para quem, precipitadamente, pensar que esta postagem é incoerente com a proposta do blog - que está prestes a completar 1 milhão de visitas - esclareço que a intenção aqui é colocar o chamado "desenvolvimento de senso crítico", tão intensamente presente nos planos e projetos educativos em discussão, lembrando que quem primeiro precisa tê-lo somos nós, educadores, para aí sim, poder de maneira intencional e didática, promover seu desenvolvimento nos alun@s.
Afinal, 'ninguém dá o que não tem' e nem ensina o que não sabe!
Escolhi de propósito, um tema e personagem polêmicos para digamos, enriquecer a reflexão a partir da sua familiaridade.
Uma visão crítica da realidade significa, resumidamente,  ser capaz de "filtrar" as informações de forma racional e lógica a fim de formular uma opinião própria, isenta de tendências manipuladoras que por sua vez, buscam aliená-l@ ou, em outras palavras, fazê-l@ concluir de acordo com as intenções do agente manipulador (geralmente um veículo de mídia).
Nos últimos tempos, este tema e este personagem que escolhi ganharam destaque, onde se tem buscado (com relativo sucesso), construir artificialmente uma imagem , por meio de omissões e distorções da verdade.
Para se ter ideia deste poder, reuni então em 2 breves notícias que são argumentos autoexplicativos  que o ilustra muito bem.
Portanto, convido você que tem o que se chama de "cabeça aberta" a ver estas 2 breves notícias (link abaixo) e tirar as suas conclusões.
 
 
PS: curiosamente, esta postagem teve início em uma outra que fiz na rede social.
 Para das "sustância" a emergência dessa discussão que penso, não pode ser adiada sobretudo entre educadores, informo que a postagem original foi excluída da rede social (confira aqui) apesar de já ter recebido diversas opiniões.
Isso já diz muito.

Postar um comentário

Você poderá gostar também de: