Sinopse do livro
Este
livro aborda a questão da relação afetiva professor e aluno. É o resultado de
anos de pesquisa a respeito do tema. Sabe-se que a relação entre professor e
aluno no contexto atual é acima de tudo marcada por conflitos e desrespeito
mútuo. Os diários possibilitaram a tomada de consciência da influência do
professor na vida dos alunos, apontando que os vínculos afetivos positivos
contribuem para o desenvolvimento emocional de ambos, pois tanto a ação do
professor afeta os alunos, como é afetado. Educar é uma atitude de
reciprocidade e de acolhimento. Os alunos percebem quando são tratados pela
indiferença ou quando são respeitados, respondendo assim da mesma maneira.
Querido diário hoje é
o seu último capítulo. Sentirei muitas saudades de você, principalmente os dias
de férias de julho quando eu conheci sete amigos. Momentos marcantes foi quando
eu acabei o 1º diário, depois o 2º e agora o 3º diário. As excursões,
piqueniques, festas dos dias das mães, volta as aulas, enfim... Bem chegou a
hora mas não fique triste, talvez eu recomece outro na 5ª série. Agradeço ao
professor Cezar Sena por ter me apoiado nas horas difíceis, por ter inventado
seu próprio mundo, cheio de luz, educação, curiosidade, esperteza, sabedoria,
travessuras, esperança, paz, amor... Agradeço muito ao professor, amigos,
parentes, vizinhos e principalmente aquele ser iluminado que não olha só por
mim, mas por todas as pessoas desse grande mundo que se chama DEUS. [sic] (JefersoN, 10 anos, 4ª série, 2002)
Cezar Sena é Mestre em Educação: Psicologia da Educação, PUC/SP;
Especialista em Gestão da Escola, USP;
Psicopedagogo Institucional e Clínico; Especialista em Educação Infantil e
Pedagogo. Diretor de escola da rede pública estadual - São Paulo (EE Tenente
Ernesto Caetano de Souza); Professor e orientador, Gestor Adm. Regional do
CENSUPEG (Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação).
Palestrante, assessor e consultor educacional.
LIVROS - DOCUMENTÁRIOS - FILMES - CURIOSIDADES E MUITO MAIS: Clique AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário