Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

terça-feira, 3 de junho de 2008

O que é a UAB?

A UAB – Universidade Aberta do Brasil – é um projeto do Ministério da Educação que, por meio do trabalho conjunto entre União, estados e municípios, implantou pólos municipais de apoio presencial para educação a distância. Cada pólo pôde associar-se a uma ou mais universidades públicas, bem como a centros de educação tecnológica. Assim, um pólo pode oferecer cursos de diferentes instituições, visando ao atendimento da demanda do município.
O município de Itapevi firmou convênio com duas das mais importantes universidades federais do Brasil, a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto e a UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.
A implantação da UAB-Itapevi representa um importante avanço no processo de democratização do acesso à universidade pública. Constitui uma ação efetiva no sentido de proporcionar à população, a oportunidade de ingressar em uma universidade pública e de qualidade.
O Pólo da UAB-Itapevi, sediado no “CEMEB Bemvindo Moreira Nery”, foi inaugurado no dia 16 de fevereiro de 2007, no entanto, o processo de implantação teve início em abril de 2005, quando o município apresentou um projeto para participar do edital de seleção 01/2006 – SEED/MEC. Dos mais de 500 municípios que se inscreveram na chamada pública de seleção, 297 foram pré-selecionados e, em 2006, apenas 111 foram contemplados com a implantação de pólos.
O primeiro vestibular realizado em 2007 contou com mais de 870 candidatos, que concorreram a 150 vagas distribuídas entre os três cursos. As primeiras turmas da UAB-Itapevi iniciaram suas atividades acadêmicas já no segundo semestre daquele ano.

Atualmente contamos com três cursos de Graduação, sendo um curso oferecido pela UFOP (Bacharelado em Administração) e dois cursos oferecidos pela UFSCar ( Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Pedagogia.
Postar um comentário

Você poderá gostar também de: