Seja Bem Vindo!

INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!

Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião!
________________

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fuga do moinho: Desenho animado sobre o uso e dependência de drogas.

   

A Fuga do Moinho: um desenho animado sem fala que através de metáforas mostra o problema das drogas na família até a sua destruição.
Resumo: Desenho animado sobre o uso e dependência de drogas.
O vídeo conta, em linguagem figurada, a vida de um menino que, atraído pelas drogas, cria dependência e passa a viver numa outra realidade, representada por uma bolha da qual não consegue mais sair.
O vídeo pode ser usado em programas de prevenção ao uso das drogas, como meio de sensibilização e estímulo ao debate.
Ele permite um projeto interdisciplinar já que o português pode ser trabalhado na linguagem simbólica utilizada. A ética permite a reflexão sobre o papel da família e da escola na prevenção das drogas. A ciência pode esclarecer o que é uma droga, quais os diferentes tipos e quais os elementos que as compõem. A biologia analisa a saúde destacando o que acontece com o corpo quando nos drogamos e quais as consequências da dependência. A educação física pode destacar o uso dos anabolizantes pelos atletas e a geografia mostrará em que países as drogas são mais consumidas e de onde vêm, deixando para a matemática a análise estatística dos números que retratam essa realidade.
Esse debate aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana e também introduz novas questões no processo educacional.
Postar um comentário

Você poderá gostar também de: