INFORMAÇÕES, CONTEÚDOS PARA SUAS AULAS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS!!
Este ambiente virtual pretende orientar leituras e suscitar reflexões e debates. Seja bem vindo! Inscreva-se, participe, envie seus comentários. Dê sua opinião! ________________
sábado, 22 de janeiro de 2011
Todos pela educação: Vitor Henrique Paro
"O que mais me magoa é ver em cada uma dessas crianças pobres, um Beethoven assassinado"
Antoine de Saint-Exupéry
Clique aqui para ver o currículo e as publicações do autor.
Sempre pensei nisso!! E lembro de uma frase *porque as crianças ANDAM para a escola e CORREM para casa*... A escola é muito burocrática no tratamento aos alunos...*molda* pessoas: "senta direito!"... "espera a vez de falar!"... "levanta o dedo para pedir o direito de falar" [essa é fenomenal!] e o professor continua sua aula expositiva e o aluno já se desinteressou por completo e já está imaginando em sua *pensão particular*... A a domesticação dos corpos e mentes!!! Qual nociva tem sido a formação de cidadãos! Quantas mentes deturpadas tem saído daí... De tanto serem os *oprimidos* mais crescidinhos tornam-se *opressires implacáveis!! E o mais triste ´é que depois de adultos não percebem e diferenciam o que *são* na suas essências do que *tornaram-se* e continuam reproduzindo práticas autoritárias. Mas acredito que *tem muita sensibilidade e ternura* por dentro de inúmeros ternos... Pena que algunSSS achem piegas, sinal de fraqueza demonstrar que são *humanos*!! E segue a discipinação na escola: "agora não é hora de ir ao banheiro, tem que ir antes ou depois da aula!" [ah tadinhos!! :D... "repitam comigo"... Blá blá blá.... E é difícil por mais que tentemos nos envolver e exercer a *escuta ativa* acompanhar e atender as necessidades de todos sendo em grande número... Também a burocracia de preenchimento das bobagens que não ser vem para *nada* além de para *dizer* que a escola tem os docs formais... Se tivessemos um acompanhamento [ferramenta online] que ajudasse os professores nessas tarefas, poderíamos cuidar mais do que *realmente importa*, que é mediar a construção de aprendizagens inteligentes e humanistas, éticas, cidadãs! Para nos *mostrarmos* mais aos alunos, para realizarmos diálogos mais verdadeiros de *A* com *B*! Eu sou professora, mas também sou *amiga* e *parceira* dos alunos! Abraço! Beijo os pequenos! Brinco! Mostro no dia-a-dia o quanto aprendo junto e também com eles. Ainda que leve pitacos *paro* e continuarei *parando* as propostas cognitivas para debater algo que incomoda, mexe com os alunos...quando estão conflituados, ou divergindo, adentrando para posturas desumanizantes, alienantes, intolerantes, preconceituosos... E acredito que ainda que *minimamente* consiga provocar um pensamentozinho - um grão de areia no oceano deste mundo de informações caóticas, com ideologias distintas e mutante.
Um comentário:
Sempre pensei nisso!! E lembro de uma frase *porque as crianças ANDAM para a escola e CORREM para casa*...
A escola é muito burocrática no tratamento aos alunos...*molda* pessoas: "senta direito!"... "espera a vez de falar!"... "levanta o dedo para pedir o direito de falar" [essa é fenomenal!] e o professor continua sua aula expositiva e o aluno já se desinteressou por completo e já está imaginando em sua *pensão particular*... A a domesticação dos corpos e mentes!!! Qual nociva tem sido a formação de cidadãos! Quantas mentes deturpadas tem saído daí... De tanto serem os *oprimidos* mais crescidinhos tornam-se *opressires implacáveis!! E o mais triste ´é que depois de adultos não percebem e diferenciam o que *são* na suas essências do que *tornaram-se* e continuam reproduzindo práticas autoritárias. Mas acredito que *tem muita sensibilidade e ternura* por dentro de inúmeros ternos... Pena que algunSSS achem piegas, sinal de fraqueza demonstrar que são *humanos*!! E segue a discipinação na escola: "agora não é hora de ir ao banheiro, tem que ir antes ou depois da aula!" [ah tadinhos!! :D... "repitam comigo"... Blá blá blá....
E é difícil por mais que tentemos nos envolver e exercer a *escuta ativa* acompanhar e atender as necessidades de todos sendo em grande número...
Também a burocracia de preenchimento das bobagens que não ser vem para *nada* além de para *dizer* que a escola tem os docs formais...
Se tivessemos um acompanhamento [ferramenta online] que ajudasse os professores nessas tarefas, poderíamos cuidar mais do que *realmente importa*, que é mediar a construção de aprendizagens inteligentes e humanistas, éticas, cidadãs! Para nos *mostrarmos* mais aos alunos, para realizarmos diálogos mais verdadeiros de *A* com *B*!
Eu sou professora, mas também sou *amiga* e *parceira* dos alunos! Abraço! Beijo os pequenos! Brinco! Mostro no dia-a-dia o quanto aprendo junto e também com eles.
Ainda que leve pitacos *paro* e continuarei *parando* as propostas cognitivas para debater algo que incomoda, mexe com os alunos...quando estão conflituados, ou divergindo, adentrando para posturas desumanizantes, alienantes, intolerantes, preconceituosos...
E acredito que ainda que *minimamente* consiga provocar um pensamentozinho - um grão de areia no oceano deste mundo de informações caóticas, com ideologias distintas e mutante.
Postar um comentário