Para quem, precipitadamente, pensar que esta postagem é incoerente com a proposta do blog - que está prestes a completar 1 milhão de visitas - esclareço que a intenção aqui é colocar o chamado "desenvolvimento de senso crítico", tão intensamente presente nos planos e projetos educativos em discussão, lembrando que quem primeiro precisa tê-lo somos nós, educadores, para aí sim, poder de maneira intencional e didática, promover seu desenvolvimento nos alun@s.
Afinal, 'ninguém dá o que não tem' e nem ensina o que não sabe!
Escolhi de propósito, um tema e personagem polêmicos para digamos, enriquecer a reflexão a partir da sua familiaridade.
Uma visão crítica da realidade significa, resumidamente, ser capaz de "filtrar" as informações de forma racional e lógica a fim de formular uma opinião própria, isenta de tendências manipuladoras que por sua vez, buscam aliená-l@ ou, em outras palavras, fazê-l@ concluir de acordo com as intenções do agente manipulador (geralmente um veículo de mídia).
Nos últimos tempos, este tema e este personagem que escolhi ganharam destaque, onde se tem buscado (com relativo sucesso), construir artificialmente uma imagem , por meio de omissões e distorções da verdade.
Para se ter ideia deste poder, reuni então em 2 breves notícias que são argumentos autoexplicativos que o ilustra muito bem.
Portanto, convido você que tem o que se chama de "cabeça aberta" a ver estas 2 breves notícias (link abaixo) e tirar as suas conclusões.
PS: curiosamente, esta postagem teve início em uma outra que fiz na rede social.
Isso já diz muito.
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