LEIA AQUI |
No prefácio da obra "A cabeça bem-feita: repensar a reforma; reformar o pensamento" de Edgar Morin (2006), o autor explica que o amadurecimento da idéia para o livro levou em torno de 10 anos. Ele sentia e verificava cada vez mais a necessidade de uma reforma no pensamento, que no ponto de vista dele só seria/será possível a partir de uma reforma no ensino.
Durante este amadurecimento, um dos conceitos chaves para Morin é o da complexidade, e além disto, um dos pontos mais marcantes no pensamento do autor é de que só por meio da educação, - aquela que vai além da mera transmissão de conceitos, mas que também nos ajuda a compreender a nossa condição - somente através dela, é que alcançaremos a felicidade, ou como ele diz, [poderemos] "viver a parte poética de nossas vidas." (p. 11).
Verifica-se que toda a discussão de Edgar Morin, seja no livro "Cabeça bem-feita" ou no "Os Sete saberes necessários à educação do futuro" (MORIN, 2006) é em torno da reforma do ensino para a educação do século XXI e além disso, fica claro que esta educação está baseada numa necessidade da hominização do ser humano, ou seja, a educação do futuro necessita sim resgatar o que é o ser humano e quais a qualidades, características e ações que lhes confere esta condição. (webArtigos.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário